Cultura Institucional Antirracista
Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realizou sua 1ª Capacitação Técnica, com o tema “Acolhida de Pessoas Vítimas de Racismo no Âmbito do Sistema Único de Assistência Social”. O encontro aconteceu no dia 14, no Auditório I da Secretaria de Educação.
A capacitação tem como objetivo qualificar os servidores para o atendimento às vítimas de racismo, fortalecendo uma cultura institucional antirracista, implementando, então, de forma efetiva o Protocolo de Atendimento, reduzindo a subnotificação de casos de violência racial e, assim, consolidando o papel dos profissionais da assistência como agentes de transformação social.
O próximo passo após o evento será o lançamento do Protocolo e Fluxo de Atendimento às Vítimas de Injúria Racial e Racismo, instrumento que orienta profissionais da rede socioassistencial na identificação de situações de racismo e na realização de acolhidas qualificadas, alinhadas aos princípios da equidade e dos direitos humanos.
A iniciativa é o resultado de um projeto desenvolvido pelo Grupo de Trabalho SUAS sem Racismo, composto por técnicos pretos e pardos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, criado com o objetivo de pautar ações municipais e criar parâmetros que unifiquem o atendimento às pessoas vítimas de racismo no âmbito da assistência social.

