Acesso ecológico à Pedra Grande
A pavimentação da Estrada da Pedra Grande, utilizando bloquetes e asfalto ecológico, avançou como solução para o turismo crescente, garantindo a proteção ao meio ambiente.
O projeto, ainda, inclui a implantação de estruturas que modernizam a infraestrutura turística do monumento natural da Pedra Grande, oferecendo melhor controle de acesso, segurança e acessibilidade aos visitantes. O trabalho de pavimentação prevê o uso de bloquetes intertravados, que permitem a infiltração da água, e também asfalto ecológico, uma alternativa sustentável para a pavimentação de estradas. Os dois primeiros trechos da estrada serão pavimentados com bloquetes intertravados, enquanto o terceiro e último trecho contará com asfalto ecológico.


Infraestrutura turística
Além da pavimentação, o projeto prevê a implantação de estruturas de apoio turístico, como banheiros, guaritas e portaria para controle de acesso, além de um estacionamento de veículos, com capacidade limitada. A ideia é que, futuramente, seja formatado um serviço de “subida controlada” de visitantes à Pedra Grande. Entre as medidas ambientais previstas está a implantação de um passa-fauna, estrutura que permite que animais silvestres atravessem a estrada com segurança, sem precisar cruzar o tráfego de veículos.
Além disso, está previso um estudo por profissionais para realizar o levantamento da fauna e flora da região. A equipe que atua na obra recebeu treinamento da Fundação Florestal sobre ações emergenciais de combate ao fogo na mata e capacitação com biólogo especializado para o afugentamento da fauna. Caso os trabalhadores encontrem algum animal durante a execução da obra, saberão como proceder. O biólogo responsável técnico pela intervenção permanecerá à disposição durante todo o período de execução para acompanhar qualquer ocorrência envolvendo a fauna local.
