Atibaia Premium

Empresas Jovens e o futuro

Os primeiros anos da vida de uma empresa são especialmente desafiadores. Dados do Sebrae revelam que cerca de 30% dos negócios fecham suas portas antes de completarem seis anos de atividade. Um dos principais motivos desses números é a falta de planejamento estratégico.

Aliás, por planejamento devemos, também, incluir o conhecimento sobre o assunto, ramo ou nicho escolhido. Muitos dos passos não dados ou em falso ocorrem pela falta de intimidade com o formato novo do negócio.

Nesse sentido, ter um plano de negócios estruturado não é apenas uma formalidade, e, sim, uma ferramenta necessária para garantir a sustentabilidade e o crescimento da empresa.

As metas precisam ser possíveis e claras, dentro de um viés com análise de mercado, projeção financeira e estratégias de marketing. Sim, o marketing deve fazer parte do processo. Apesar de muito negligenciado por diversas empresas, dar conhecimento do que se faz, como se faz e para quem se faz é papel da Comunicação da Empresa e precisa estar bem definido em seus processos internos.

Especialistas do setor recomendam que empreendedores busquem capacitação constante, adotando ferramentas digitais para otimizar o processo de planejamento. Acompanhar o desempenho e fazer ajustes periódicos são atitudes que garantem maior resiliência e adaptabilidade ao mercado. E, sobretudo, a sobrevida no momento da decolagem da sua empresa.

Bruno Velasco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *